O setor de Customer Experience ganha cada vez mais notoriedade dentro das empresas, o que, convenhamos, não deveria ser nenhuma surpresa. Hoje, tratar de maneira mais próxima a forma com que a experiência do cliente é oferecida vem ganhando status de obrigação por parte das empresas.
Muito disso se deve à grande ascensão das redes sociais, em que fica cada vez mais fácil expressar tanto a sua satisfação com um produto ou serviço, quanto o descontentamento, isso em qualquer momento da jornada desse cliente em meio ao atendimento.
Outro aspecto determinante para isso é o das pessoas começarem a entender que existem coisas que não podem faltar, como a educação na abordagem, inovação nos processos e a humanização.
Então, pensando em melhorar cada vez mais a forma com que você trata os seus clientes, e para desmistificar de uma vez por todas algumas coisas, neste artigo veremos os principais mitos e verdades que permeiam a área de Customer Experience. Continue com a leitura e veja quais são!
Bom, essa é uma “verdade” que a gente já cresce escutando, certo? Principalmente se você precisar trabalhar no varejo ou algo do tipo. Mas, fato é que isso é um mito. O cliente precisa ser respeitado, independente se estiver certo ou errado.
Mas, a questão é: nunca ninguém estará sempre certo nas atitudes e decisões, ou seja, os clientes podem sim estarem errados!
O atendimento neste caso deve ser empático e estratégico, tentando entender o que está acontecendo e quais são os descontentamentos dele.
Não precisamos nem falar que isso é a maior mentira do mundo, né? Existem INÚMERAS métricas capazes de te dar os nortes que você precisa para entender e classificar o nível da experiência que o seu cliente está tendo. E, a partir disso, você estará pronto para colocar novas estratégias em prática, de acordo com esses níveis.
O que a sua empresa deve fazer, na verdade, é entregar o que promete de forma clara, simples e consistente. Sim, você precisa se diferenciar perante os concorrentes, porém, é possível fazer isso ao identificar quais são os momentos-chave durante essa jornada. Ou seja, quais são os lugares que uma inovação mais vai impactá-lo.
A impressão, ou o que esses clientes farão durante a jornada, é uma coisa particular de cada um. O seu time de CX pode controlar a experiência do cliente de uma maneira geral, além da peculiaridade individual.
As ferramentas que são capazes de medir esse nível de satisfação do cliente podem influenciar, claro. Outra coisa que pode acontecer é você não se adaptar a essa métrica e tudo o que ela pode te oferecer.
Porém, a maneira como você as utiliza é o que realmente importa. É importante sempre definir metas alcançáveis, identificar os principais motivadores e ter uma estratégia muito bem traçada!
Junto com a Myra sua empresa ganha muito mais robustez na hora de identificar e medir como está a evolução do Customer Experience na jornada do seu cliente, te ajudando a fidelizá-lo da melhor maneira e voltando a fazer negócios futuros. Vem com a gente?
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