Customer Experience

Saiba como criar um boa jornada de negociação

Por: conteudo, maio 3, 2022

A sua empresa deve ter sempre em mente proporcionar a melhor experiência para os clientes, portanto, nada mais justo do que oferecer uma boa jornada de negociação, no caso deles virem a entrar em algum tipo de inadimplência.

O planejamento é a alma do negócio, já que a parte de relacionamento e experiência do cliente precisa de muita atenção em qualquer tipo de segmento. É por ali que medimos a qualidade do serviço que estamos entregando e como isso está sendo recebido por quem os adquire.

Como muita gente pode pensar – equivocadamente – a área de Customer Experience não fica apenas com a parte de relacionamento entre empresa e cliente, e está muito mais ativa nos processos do que você imagina, inclusive na jornada de negociação e recuperação de crédito.

Então, como fazer?

Uma comunicação discreta e assertiva é um bom começo para que a experiência do cliente seja preservada, tornando-a menos constrangedora, aumentando muito as possibilidades de um pagamento dessas dívidas, a recuperação do crédito e zerando as pendências no nome do cliente. Ou seja: todo mundo sai ganhando.

  1. Conheça seu cliente;

É muito complexa a atividade de aproximação de um cliente inadimplente, por que como a gente sabe, não é todo mundo que fica devendo por que quer, certo? Isso vai implicar em diversas consequências, como a negativação do CPF, falta de crédito na praça e tudo o que isso implica. Então, é preciso ter uma equipe especializada e com muito tato para desempenhar essa função.

Procure sempre entender quais são as dores e as dificuldades do seu cliente, ajudando-o ao máximo para que isso seja regularizado da melhor forma para ambas as partes.

  1. Use ferramentas que te ajudem nesse processo;

Agora que você já sabe o mínimo do seu cliente, é hora de definir quais serão as ferramentas mais eficazes para o tipo de abordagem selecionado pelo time. Nesta etapa é necessário pensar como calcular as métricas, gerar relatórios e completos que ajudem na tomada de decisão e centralizar o atendimento.

  1. Invista na jornada digital;

Em tempos antigos os consumidores buscavam um atendimento via telefone, o que acabava demandando algum tempo a mais, já que as redes sociais ainda não existiam, ou pelo menos ainda não tinham o devido valor. Então, agora esse contato pode ser por esses meios digitais, claro, sem esquecer do telefone. A multicanalidade está presente em muitas empresas para esse contato na jornada de negociação, que deve ser pensada estrategicamente de acordo com as próprias diretrizes.

Mas, por que investir nisso?

Apostar nessa mudança de pensamento, partindo para uma melhoria na jornada de negociação, ou até mesmo na gestão de crédito, garantirá benefícios, como: diminuição na inadimplência dos clientes, aumento na qualidade do atendimento e na satisfação dos clientes, além de uma maior agilidade nesses processos.

O nosso Clã está cada vez maior, e agora, com a Intervalor, especialista em jornadas de negociações e gestão de crédito, com mais de 20 anos de experiência no mercado, temos uma opção para sua empresa ser capaz de aumentar a eficiência na recuperação de crédito e melhorar muito a experiência de todos. Faça agora uma revolução na sua empresa com as melhores soluções do mercado! Bora junto?

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